ALUNOS RECEBEM CERTIFICADO DE “CIDADÃO CONSCIENTE” EM VISITA À SESAMM
Na manhã desta sexta-feira (16), 12 dos 16 alunos vencedores do concurso de desenho, promovido na rede municipal de ensino, estiveram na Sesamm (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim), em visita à estação como parte da premiação do projeto desenvolvido pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) de Mogi Mirim, em parceria com a Prefeitura Municipal por meio da Seduc (Secretaria de Educação). A visita à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), complementa o projeto iniciado no Dia Mundial da Água, e que busca promover educação ambiental e conscientização dos deveres de cada um em preservar o meio ambiente.
Protagonistas do evento, as crianças foram recepcionadas até o auditório da ETE, onde puderam assistir a vídeos explicativos sobre o tratamento da água e do esgoto. Eles receberam kits com livro de histórias, squeeze de água e lanche, além de um certificado que atesta a conclusão das atividades propostas, tornando-os porta-vozes da natureza para lutar pela preservação do meio ambiente.
Antes de conhecer as etapas do tratamento de efluentes, a coordenadora da Sesamm, Sirlei Brignoli, fez uma breve explicação sobre o processo apresentando amostras da água recém chegada à estação e o resultado final, quando é devolvida à natureza. A apresentação também reforçou que ações realizadas em casa, como o descarte de objetos e despejo de resíduos na rede de esgoto, podem parecer inocentes, mas prejudicam todo o tratamento. Após a explicação, os estudantes puderam conferir de perto, pela primeira vez, como é o funcionamento de uma ETE e a sua importância para garantir disponibilidade de água no futuro.
O evento contou com a presença do secretário de governo Massao Hito, representando o prefeito Paulo Silva e da secretária substituta de Educação, Seomara Guedes, além da presidente em exercício do Saae, Paula Machado Guimarães Fogo. O legislativo esteve representado pelo presidente da Câmara, Dirceu da Silva Paulino e pela vereadora e primeira-dama Luzia Cristina Cortes Nogueira. Também estiveram presentes o diretor da GS Inima Brasil, Eduardo Berretini, e diretor técnico da Sesamm, Rogério Teza, representando a Sabesp.